
XXIX Seminário Latino-americano de Educação Musical
“Pedagogias musicais abertas para o século XXI: experiências de autoformação do educador musical latino-americano em relação à equidade, anticapacistismo e aos temas do racismo sonoro-musical”
O Fórum Latino-americano de Educação Musical - FLADEM e a seção nacional FORMEDEM convocam para o XXIX Seminário Latino-americano de Educação Musical "“Pedagogias musicais abertas para o século XXI: experiências de autoformação do educador musical latino-americano em relação à equidade, anticapacistismo e aos temas do racismo sonoromusical” que se realizará conjuntamente com a 29ª Assembleia Anual de 21 a 25 de julho de 2025 na Universidad Autónoma de Nuevo León, Campus Mederos na cidade de Monterrey, Nuevo León.
Temas do Seminario
1. A educação musical frente ao currículo: os desafios de uma área artística, que por definição é aberta, no meio de um dominante modelo curricular, que por definição é fechado, burocrático e tecnocrático. Formação de educadores musicais para este tema.
2. Inclusão e Acessibilidade na Educação Musical - Inclusão e anticapacitismo na educação musical: conceitos, estratégias e métodos para uma formação musical diversa e inclusiva. Formação de educadores musicais para este tema.
3. Diversidade musical e sonora: contribuições da etnomusicologia para a educação musical, a música latinoamericana, a música de vanguarda, as músicas de origem africana e afrodiaspórica, e das culturas originárias da América Latina. Formação de educadores musicais para este tema.
Comitê Acadêmico 2025
Noel Allende (Puerto Rico)
Analía Bas (Argentina)
Carlos Galicia (Guatemala)
Leonardo Moraes (Brasil)
Susana Carbajal (México)
Nora Haug (Costa Rica)
Glauber Resende (Brasil)
Ileana Latorre ( Puerto Rico)
Ximena Soto (Chile)
Daniela Basilico (Argentina)
Analía Bianchini (Argentina)
Mario Egas (Colombia)
Paloma Muñoz (Colombia)
Marisa Fonterrada (Brasil)
Luzmila Mendívil (Perú)
Gloria Valencia (Colombia)
Fundadora del FLADEM
Carmen Mendez (Costa Rica)
Fundadora del FLADEM
María Olga Piñeros (Colombia)
Adriana Rodrigues (Brasil)
Mauricio Prieto (México)
Lilia Romero (Perú)
Carlos Sánchez (Chile)
Alejandro Simonovich (Argentina)
Josue Salazar (Costa Rica)
Alina Mijangos (México)
Xóchitl Ruvalcaba (México)
O que é o FLADEM?
O Fórum Latino-americano de Educação Musical - FLADEM, criado em San José, Costa Rica (1995), é um movimento que convoca educadores musicais de todas as áreas, níveis e lugares nos países latino-americanos.
Esta rede internacional, que é profissional, solidária e operativa, está integrada por educadores musicais, em todo o continente latino-americano, agrupados em seções nacionais (com subsedes regionais e/ou, locais) com o objetivo de promover e desenvolver consciência acerca do valor que tem a educação musical na formação integral do ser humano, de oferecer espaços para refletir acerca da nossa identidade continental e de assumirmo-nos como atores de nossas lógicas de ensino-aprendizagem para implementar propostas e modelos pedagógicos a partir de nossa diversa identidade latino-americana.
O FLADEM proporciona uma infraestrutura organizativa aos indivíduos e grupos nacionais que o integram, promovendo a comunicação, assegurando a circulação de informação pertinente entre todos os seus membros, tendo como um de seus propósitos a contínua formação e o bem estar coletivo, em todas as ações que empreende.
Seminários Latino-americanos de Educação Musical (SLDEM)
Os Seminários Latino-americanos de Educação Musical e as Assembleias Gerais do FLADEM se realizaram anualmente (até o ano 2019) em um dos seus países sede. Desde a sua fundação até a data, foram realizados vinte e sete Seminários internacionais ao longo de todo o continente: Costa Rica (1996, 1997, 2005, 2014, 2022), Porto Rico (1998), Guatemala (1999, 2011), Nicarágua (2000), Argentina (2001, 2009, 2016), Chile (2003, 2023), Brasil (2004, 2015, 2024), Colômbia (2006, 2019), Peru (2007, 2018), Equador (2010), Venezuela (2012), Uruguai (2013) e México (2002, 2008, 2017).
Durante os anos de 2020 e 2021, dadas as restrições dos encontros presenciais, foram realizados dois Encontros Virtuais Latino-americanos de Educação Musical (EVLEM), cujas gravações se encontram disponíveis no canal oficial do FLADEM no YouTube.
Objetivos Gerais do XXIX Seminário Latino-americano de Educação Musical
●Oferecer um espaço de reflexão, intercâmbio de experiências e práticas para analisar a realidade da educação musical na América Latina desde os princípios pedagógicos e ideológicos do FLADEM.
● Proporcionar uma oportunidade de formação contínua aos educadores musicais latinoamericanos que responda às suas necessidades (locais, regionais e nacionais) e reunir o acervo cultural, as propostas pedagógicas e os processos criativos da América Latina, com a finalidade de gerar acordos para a ação e inovação da educação musical.
● Gerar contribuições pedagógico-musicais a partir da pesquisa, da experimentação e da reflexão sobre os processos e modalidades de formação musical em contextos institucionais e não institucionais latino-americanos.
● Promover a difusão de materiais, propostas ideológicas e metodológicas de Educação Musical produzidas na América Latina, de acordo com os princípios do FLADEM e com a temática do XXIX Seminário.
● Consolidar as ações do FLADEM como rede solidária que integra diversos coletivos da sociedade civil a fim de impulsionar a educação musical como um direito humano.
Dinâmica de trabalho
O Programa do Seminário inclui diversas atividades em função das necessidades formativas e de intercâmbio acadêmico dos participantes, para o qual promove a análise e a formulação de propostas, assim como o intercâmbio de experiências pedagógicas relevantes e inovadoras diretamente relacionadas com o tema desta edição.
A dinâmica de trabalho se desenvolve através de fóruns de diálogo gerando espaços de reflexão, conceitualização e de propostas pedagógicas que vinculem os temas desenvolvidos às aprendizagens construídas nas diversas atividades do seminário e incide na reflexão teórica acerca da realidade da educação musical latinoamericana.
A programação do Seminário inclui:
● Conferências e Paineis: abordam temáticas de interesse (políticas educativas, enfoques atuais de educação musical, tendências, entre outros). Desenvolvem conteúdos centrais vinculados a conceitualizações, ideologias, políticas ou teorias da educação musical latino-americana. Se realizam por convite do Comitê Acadêmico e estão a cargo de profissionais reconhecidos.
● Oficinas:
o Formativas sobre o FLADEM:: Promovem, desde as pedagogias abertas, a inovação e intercâmbio de práticas educativas, assim como os processos de análise e reflexão das mesmas. Estão a cargo de educadores musicais de ampla trajetória no Fórum Latino-americano de Educação Musical e se realizam por convite do Comitê Acadêmico. Fazem parte do 6to Curso Formativo do FLADEM que será desenvolvido dentro do programa do Seminário.
o Intercâmbio pedagógico: promovem as práticas inovadoras da educação musical na América Latina. Incorporam a análise e a reflexão pedagógica. Estão a cargo de educadores musicais membros do FLADEM e de diferentes países, que são selecionados pelo Comitê Acadêmico entre as propostas de participação recebidas.
● Espaços de intercâmbio, mostras e debates:apresentados através de mesas temáticas por educadores musicais membros do FLADEM de diferentes países. Estes espaços abordam:
- Experiências pedagógicas e propostas metodológicas.
- Pesquisas, estudos e projetos.
- Publicações, recursos e materiais educativos.
São selecionados pelo Comitê Acadêmico entre as propostas de participação recebidas.
● Mostras de musicalização: experiências representativas e inspiradoras de educação musical a partir do enfoque do FLADEM. É um espaço plenário de intercâmbio e formação com a socialização de ações concretas. Articulam a prática com a reflexão grupal. São realizadas por convite do Comitê Acadêmico.
● Apresentações musicais: consistem na apresentação de recitais e concertos de diversos países com propostas afins ao tema do seminário e ao FLADEM. São selecionados pelo Comitê Acadêmico entre as propostas de participação recebidas.
● Exposição e venda de publicações, recursos e materiais para a educação musical: espaço no qual serão colocados à disposição do público materiais realizados por participantes que foram selecionados ou convidados pelo Comitê Acadêmico para participar no XXIX SLDEM (que tenham apresentado publicações, comunicações, experiências pedagógicas, pesquisas ou outros). São selecionados pelo Comitê Acadêmico entre as propostas de participação recebidas. Materiais de outros autores deverão passar por uma avaliação de representantes do Comitê Acadêmico que, de acordo com a pertinência dos materiais com a visão pedagógica do FLADEM, poderão autorizar ou não sua apresentação neste espaço.
● Mesas abertas de intercâmbio e discussão: espaços ativos de reflexão crítica que geram propostas concretas de ação e produção de conhecimento.
● Assembleia anual do FLADEM: comunicação das ações realizadas pelas seções nacionais durante o último ano, de acordo com compromissos pactuados no encontro de 2024, bem como as propostas para 2026. Se escutam propostas de candidatos a membros honorários, ratificam decisões anteriores, se leem propostas sobre alguns documentos referentes ao FLADEM (tendo a aprovação das fundadoras), entre outros assuntos. A 29ª Assembleia Geral Anual do FLADEM convoca todos os participantes do Seminário, membros ativos do FLADEM.
A quem se destina
O Seminário está dirigido a:
● Educadores Musicais que atuam em diferentes níveis educativos.
● Educadores Musicais que atuam em contextos urbanos, rurais, entre outros.
● Educadores e profissionais de outras linguagens artísticas e disciplinas afins.
● Trabalhadores, representantes e gestores de instituições públicas e privadas.
● Estudantes.
● Pessoas interessadas na Educação Musical.
Chamada de propostas
A temática central do XXIX Seminário Latino-americano de Educação Musical é: "Pedagogias musicais abertas para o século XXI: experiências de autoformação do educador musical latino-americano em relação à equidade, anticapacistismo e aos temas do racismo sonoromusical" e poderá ser enfocada desde um ou vários dos temas mencionados na presente chamada.
Os trabalhos devem ser - de preferência - inéditos e formulados especificamente para o Seminário do FLADEM. Busca-se gerar e promover o pensamento pedagógico musical latinoamericano.
Os espaços de intercâmbio e apresentação de propostas são descritos no documento Apresentação de propostas que se encontra na pasta virtual pelo atalho XXIX SLDEM, e consideram as seguintes modalidades
● EPM (Experiencias pedagógicas y propuestas metodológicas): Experiências pedagógicas e propostas metodológicas
● IEP (Investigaciones, estudios y proyectos): Pesquisas, estudos e projetos
● PRM (Publicaciones, recursos y materiales educativos): Publicações, recursos e materiais educativos
● PM (Presentaciones musicales): Apresentações musicais
● TA (Talleres): Oficinas
Para apresentar propostas é um requisito ser membro ativo (com anuidade vigente em 2025) do Fórum Latino-americano de Educação Musical através da seção nacional do país de procedência. Somente serão consideradas para avaliação, as propostas enviadas pelos membros do FLADEM.
Para aqueles participantes oriundos de países que não possuem uma seção nacional, realizar sua afiliação ao FLADEM e efetuar o pagamento da sua anuidade juntamente à Secretaria Geral pelo correio eletrônico secretariafladem@gmail.com.
É necessário incluir na ficha de inscrição a descrição detalhada dos requisitos técnicos para realizar a atividade.
Prazo de recepção de propostas: desde a publicação da presente convocatória até 16 de março.
A comunicação de aceitação de propostas se enviará até o dia 27 de abril de 2025.
NÃO HAVERÁ EXTENSÃO DE PRAZO NO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS
A partir do aceite da proposta, o proponente deverá confirmar sua participação até 10 de maio de 2025. Além disso, por se tratar de um evento formativo, o participante deve ter disponibilidade para assistir todas as atividades do seminário, pelo que não haverá possibilidade de modificar a participação que aparece no programa. O Comitê Acadêmico tem a prerrogativa de reorganizar as propostas aceitas naquela categoria que melhor se ajuste a temática do Seminário e/ou modalidades de apresentação, o qual será comunicado aos autores com antecedência.
As indicações e os formulários para apresentar propostas se encontram disponíveis na pasta virtual
Informes sobre el envio de propostas: sldempropuestas2025@gmail.com e secretariafladem@gmail.com
NOTA IMPORTANTE:
As propostas apresentadas presencialmente no XXIX SLDEM, em Monterrey, México, serão publicadas como trabalho completo nos anais do Seminário, que serão editados após sua realização.
Inscrição como participante
Para participar do Seminário é necessário ser membro do FLADEM (com anuidade paga em 1 2025) através de alguma de suas seções nacionais. Cada seção nacional estabelecerá os meios para o pagamento da anuidade. Os correios eletrônicos das seções nacionais se encontram na página oficial do FLADEM.
Certificados de participação: O XXIX Seminário Latino-americano de Educação Musical oferecerá certificados de participação a todas as pessoas inscritas. Os certificados serão emitidos com as seguintes categorias: Expositores e Participantes. Ficarão disponíveis no formato PDF e serão enviados para serem baixados e impressos pelos participantes.
(1) Pessoas de países que não possuem seção nacional administrarão o pagamento de sua filiação através da Secretaria Geral 1 secretariafladem@gmail.com
Valores de inscrição[2]
IMPORTANTE: a cada valor será somado aproximadamente 7% de imposto de uso da plataforma PayPal
Público en general:
Até 30 de abril US$ 60.00 dólares
Até 30 de junho US$ 80.00 dólares
A partir 1 de julho US$ 100.00 dólares (sujeito a disponibilidade de vagas)
Estudantes e aposentados:
Até 30 de abril US$ 30.00 dólares
Até 1 de maio US$ 40.00 dólares
Devido aos gastos administrativos da organização do Seminário, os pagamentos realizados não serão reembolsáveis sob nenhuma circunstância.
(2) Todos os participantes devem ter filiação FLADEM -2025 atualizada. Este pagamento é feito diretamente à seção nacional. Caso você não tenha 2 uma seção nacional em seu país, por favor escreva um e-mail para secretariafladem@gmail.com
FLADEM - 30 años de vida institucional
O enlace para acessar a ficha de inscrição se encontra disponível em