R. Murray Schafer (1933 - 2021)

O Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM) lamenta profundamente o falecimento do querido compositor e educador musical Murray Schafer. Em nome de todos os flademianos, deixo registrada além da tristeza, a nossa maior admiração. A importância de Schafer na criação do FLADEM foi fundamental, e segundo Violeta de Gainza:

Foi Murray Schafer quem nos colocou em contato com Carmen Méndez (diretora da Faculdade de Educação Musical da Universidade. da Costa Rica) e eu. Nós nos conhecemos pessoalmente em Tampa, onde também encontramos duas colegas nossas que costumavam frequentar os congressos do ISME: Gloria Valencia educadora musical colombiana) e Margarita Fernández Grez (diretora do Instituto Latino-Americano de Educação Musical – ITEM – da OEA, em Santiago do Chile). (GAINZA, 2015b).

E desse encontro entre as quatro educadoras musicais, nasceu a proposta de uma representação com identidade latino-americana.

Violeta traduziu vários de seus livros para o castelhano e aqui no Brasil, Marisa Fonterrada, não só acompanhou Schafer durante anos pelas oficinas no Brasil, como fez as traduções de vários de seus livros.

Nosso grande abraço a sua companheira Eleanor.

Sua morte silencia nossos corações, mas sua energia para sempre continuará pulsando nas nossas veias latino-americanas.

Adriana Rodrigues

R-Murray-Schafer_Photo-by-Andre-Leduc-781x1024.jpg
Grupo 19.png